Kung Fu em Niterói
Desde a fundação do Sistema Wing Chun ( 詠 舂 ) no Reinado do Imperador Yung Jing (Yongzheng), da Dinastia Ching (Qing) (1723 – 1735), todas as suas heranças ancestrais tem sido preservadas através da tradição oral, ajudando assim a compor a Genealogia do Wing Chun e do Kung Fu em Niterói com Mestre Monnerat.
| NOTÍCIA EM FOCO
Kung Fu em Niterói em 1983
A introdução do Wing Chun (Ving Tsun) no Brasil e do Kung Fu em Niterói nas décadas de 1960 e 1970 é atribuída, em parte, à chegada de imigrantes chineses, um fenômeno que coincidiu com a Revolução Cultural Chinesa (1966-1976) e seus desdobramentos, incluindo conflitos e dificuldades econômicas.
Um dos principais introdutores do Wing Chun no Brasil foi o mestre malaio See Tiong Foo, cuja linhagem de ensino remonta aos mestres Lui Yu Chai (Liu Yu Choi), discípulo de Chan Wah-shun (1849-1913), e Chan Yu Min (1884-1932), filho de Chan Wah-shun. Esses mestres desempenharam um papel crucial na disseminação do Wing Chun em regiões como Taiwan, Singapura, Filipinas, Tailândia e Malásia. See Tiong Foo aprimorou suas técnicas ainda mais sob a tutela do Grão-Mestre Yip Man em Hong Kong.
Outro contribuidor fundamental para a introdução do Wing Chun no Brasil e do Kung Fu em Niterói foi Lee Tat Yan, originário do vilarejo de Chung San, no Sul da China. Mestre Lee foi discípulo de Lee Shing em Hong Kong, que, por sua vez, estudou sob a orientação de Lok Yu, aluno do Grão-Mestre Yip Man. Mestre Lee Tat Yan desembarcou no Brasil em 1972 e, em 1980, estabeleceu o Clube Bruce Lee no município do Rio de Janeiro (CNPJ 30.505.796/0001-03, cadastro baixado em 2009) e mais tarde introduziu o Kung Fu em Niterói, onde iniciou em 1981, Sifu Monnerat.
Além de suas atividades no Clube Bruce Lee, ele ministrou aulas no Quartel de Subsistência do Exército, contribuindo significativamente para a difusão do Wing Chun. Ao iniciar o Kung Fu em Niterói, estabeleceu seu MO Gun na Avenida Amaral Peixoto.
Sua presença também foi notada em artigos e reportagens dedicados às artes marciais durante esse período.
Assim, tanto através de mestres como See Tiong Foo quanto de figuras como Lee Tat Yan, o Wing Chun encontrou solo brasileiro, marcando o início de uma jornada que contribuiria para o crescimento e a apreciação dessa arte marcial no país do Kung Fu em Niterói.
A história do Wing Chun no Brasil e do Kung Fu em Niterói continua a se desdobrar com o discípulo notável de Lee Tat Yan, Sifu Monnerat (também conhecido como Lee Mo Ne ou Moy Ka Lai To anos mais tarde), nascido em Três Rios-RJ em 1968.
Seu treinamento com Mestre Lee Tat Yan ocorreu de 1979 a 1985, até o momento em que o mestre fechou as portas de seu Gun, decidindo se aposentar.
Após o fechamento do Gun de Lee Tat Yan, Sifu Monnerat continuou sua jornada no Wing Chun, ministrando o Kung Fu em Niterói. Entre 1986 e 1989, ele foi aluno e instrutor da UNK.
Em 1990, participou de um seminário da Moy Yat Ving Tsun, onde teve a oportunidade de conhecer o Mestre Leo Imamura, representante da família Moy Yat no Brasil na época.
O encontro com Mestre Léo Imamura foi um marco na trajetória de Sifu Monnerat e do Kung Fu em Niterói.
Em 1997, ele foi aceito na família Moy, tornando-se discípulo de Léo Imamura. Desde então, Sifu Monnerat tem desempenhado o papel de representante da família Moy Yat no Brasil, contribuindo para a disseminação e preservação do Wing Chun no país e do Kung Fu em Niterói.
Essa sucessão de mestres e discípulos destaca a continuidade e a vitalidade da tradição do Wing Chun no Brasil, com Sifu Monnerat desempenhando um papel fundamental na transmissão e expansão dessa arte marcial e do Kung Fu em Niterói
A história do Wing Chun no Brasil e do Kung Fu em Niterói, assim, é enriquecida por essas conexões e pela dedicação de mestres e discípulos ao longo das décadas.
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A narrativa da jornada dos Mestres do Ving Tsun no Brasil, com destaque para a trajetória de Sifu Monnerat e Mestre Lee Tat Yan, é verdadeiramente cativante, evidenciando a influência profunda da linhagem do Wing Chun no cenário das artes marciais brasileiras e na introdução do Kung Fu em Niterói.
Mestre Lee Tat Yan, originário de Chung San, na China, trouxe consigo a tradição do Wing Chun para Hong Kong, onde aprimorou suas habilidades com Lee Sing.
É notável como a vida de Mestre Lee se entrelaçou com a do icônico Bruce Lee durante uma apresentação em um colégio. Essas conexões fornecem camadas adicionais à rica "tapeçaria" da história do Wing Chun no Brasil e do Kung Fu em Niterói.
A chegada de Mestre Lee Tat Yan ao Brasil em 1972 marca o início de uma jornada significativa para o Ving Tsun no país. A criação do Clube Bruce Lee, com milhares de seguidores, ilustra a crescente popularidade das artes marciais chinesas na época.
A mudança de Mestre Lee para o Rio de Janeiro e seu papel pioneiro na introdução do Bak Siu Lam e do Ving Tsun no estado contribuíram para o desenvolvimento e reconhecimento dessas artes marciais no Brasil. O fato de ele ter lecionado no Quartel de Subsistência do Exército também destaca a seriedade e o reconhecimento da eficácia do Ving Tsun.
A relação entre Mestre Lee Tat Yan e Sifu Monnerat é notável, com Sifu Monnerat iniciando sua jornada na Arte Marcial Chinesa aos 14 anos.
Esse começo precoce enfatiza sua dedicação e paixão pela prática. Ao longo dos anos, Sifu Monnerat se tornou um dos pioneiros e experientes transmissores do Wing Chun no Brasil, especialmente do Kung Fu em Niterói, RJ.
Essas histórias contribuem para a trama envolvente das artes marciais no Brasil, sublinhando a importância de Mestre Lee Tat Yan e seus discípulos, como Sifu Monnerat, na preservação e disseminação do Ving Tsun no país e ainda mantido viva com a transmissão do Kung Fu em Niterói.
A União Nacional de Kung Fu em Niterói.
Sifu Monnerat entre 1984 a 1989 tornou-se Instrutor da União Nacional de Kung Fu.
Foi aluno direto e pessoal do Mestre Marco Natali, no período em que Natali residiu e introduziu o seu Kung Fu em Niterói, onde Sifu Monnerat ajudou a fundar a Fraternidade Atmavidya. Também com idas regulares a Sede da UNK em Jundiaí e tendo orientação direta do Prof.D'Urbano.
Viajou com Mestre Natali para algumas regiões do Sul do País e para ajudar a difundir a arte do Kung Fu em Niterói.
Participou de vários Torneios de Kung Fu no período de 1986 a 1988.
Sifu Monnerat ministrou através da UNK até 1989. Após isso, retomou a transmissão da arte através de seu primeiro Mestre, Sr. Lee Tat Yan até meados de 1997, mantendo viva a chama do Kung Fu em Niterói.
Em 1997 segue outra história... seu ingresso na Linhagem do famoso discípulo do legendário Ip Man, Sr. Moy Yat e tornando-se Líder da Moy Yat Ving Tsun Kung Fu em Niterói.
| NOTÍCIA EM FOCO
Uma das mais importantes referências mundiais
O depoimento abaixo permite observar a profundidade do patriarca como um mestre da pintura:
... our conversation centered on classical Chinese paintings. In particular he discussed a painting of plum blossom flowers that he had drawn and the level of detail that it required to complete it. To master the painting of plum blossoms, Si Fu Moy Yat not only studied brush strokes for many years, but also observed the real flower itself under different lights, from various angles, up close and far away. He knew the texture of the flower and even its grown pattern during the seasons. Art to him was not mere imitation, but life itself.
...nossa conversa concentrou-se na pintura clássica chinesa. Ele falou em particular sobre uma pintura de flor de ameixeira que ele havia feito e o nível de detalhe que era requerido para completá-la.
Para dominar a pintura da flor de ameixeira, Si Fu Moy Yat não somente estudou desenho com pincel por muitos anos, mas também observou a flor real sob muitos tipos de luz, sob vários ângulos, de perto e de longe.
Ele sabia a textura da flor e até o seu padrão de crescimento durante as estações.
Arte para ele não era mera imitação, mas vida em si.
Mestre Sênior John Cheng (10GVT), discípulo de Patriarca Moy Yat (9GVT), 1982
Antes de formalizar sua aposentadoria, em 1997, o Patriarca Moy Yat (9GVT) dedicou-se na preparação de alguns de seus principais discípulos para a salvaguarda do Sistema Ving Tsun através de seu legado.
Com o seu falecimento, em 2001, a Familia Moy, sob a liderança de Madame Helen Moy, passou a ser a responsável pelo condução da Linhagem Moy Yat.
Hoje, a Linhagem Moy Yat é uma das mais importantes referências mundiais e a líder da Família Moy é o símbolo da união dos descendentes do Patriarca Moy Yat (9GVT), através do compromisso de honrar a Denominação Moy Yat Ving Tsun.
Os direitos autorais deste símbolo pertencem à Família Moy e somente os descendentes reconhecidos formalmente por ela, - principalmente, através da International Moy Yat Ving Tsun Federation, podem fazer uso do mesmo.
| INFLUENCER
O Símbolo de nossa Linhagem
O símbolo da Linhagem Moy Yat, - originalmente da Família Moy Yat -, é a flor de ameixeira (em chinês, no dialeto cantonês, mui fa) vermelha. O formato de cada pétala da flor tem um desenho único e estilizado, representando seu aspecto natural. Criado pelo próprio Patriarca Moy Yat (9GVT), esta flor tem no centro o caractere Yat 逸, em branco, que foi estilizado para representar as estruturas centrais de uma flor de ameixeira real.
SOBRE SIFU MONNERAT 梅 加 柆 扗
MESTRE QUALIFICADO PELA MYVTMI
- Discípulo de 11ª geração da Fundadora Yim Ving Tsun
- Descendente Formal do Patriarca Ip Man, onde em 2001 ingressa no index do Livro Genealógico do Ip Man Ving Tsun – HK – China;
- Em 2002 colaborou com recursos para a fundação do Foshan Cultural Council e o Yip Man Tong (Yip Man Museum) na China;
- Joi Chuen Dai Ji do Patriarca Moy Yat e da Madame Helen Moy
- Yat Chuen Dai Ji de Grão-Mestre Leo Imamura e da Sra. Vanise Imamura
- Membro Vitalício da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.
- Pioneiro na transmissão do Ving Tsun Kung Fu no meio online no Brasil;
- Acreditado pela Martial Intelligence, Inc.
- Co-fundador do 1º Moy Yat Institute no mundo;
- Mestre de Ving Tsun pela MYVTMI;
- Gestor do Programa VT Experience no Brasil.